A carreira de Jake Bugg

sexta-feira, fevereiro 28, 2014


Assim as músicas com uma pegada folk e indie vão "invadindo" as paradas. Cada vez mais surgem bandas e cantores solos maravilhosos, e o principal público das músicas -os adolescentes- começam a dar espaço para esse gênero ao lado do pop e da música eletrônica.

E a mais nova aposta do gênero é Jake Bugg, o qual, por enquanto, segue carreira solo. Exibindo músicas cativantes com uma voz incomum nas atualidades, Jake conquistou um lugarzinho nas músicas mais tocadas, e talvez sua aparência ajude um pouco com isso.

As músicas britânicas começam a ultrapassar as estadunidenses, começando com One Direction, e indo a várias outras bandas inglesas que conseguiram seu espaço no hall da fama. Chegou a vez de Jacob Edwin Kennedy, um "garoto" de 20 anos de idade, e uma voz que lembra bastante os cantores antigos.

Seguindo gêneros um pouco incomuns na atualidade, Jacob é muito elogiado por sua voz anasalada. Bugg nasceu em Nottingham e cresceu em Clifton, apesar de seus pais não terem seguido carreira no ramo da música, já tinham feito algumas gravações ao longo de suas vidas. 

Ele começou a tocar guitarra apenas com 12 anos, sob influência de seu tio Mark, com essa idade também escreveu sua primeira música, inspirado estranhamente em um episódio da série The Simpsons. Jake foi matriculado em um curso de tecnologia musical, mas aos seus 16 anos resolveu sair, já que, como ele dizia, ele não é bom em teoria quando se trata de música.

Após sair do colégio ele continuo compondo suas próprias músicas, sendo influenciado principalmente por: Rolling Stones, The Beatles, Layne Staley, Johnny Cash, Oasis, Donovan, The Everly Brothers e Jimi Hendrix. Em 2011, Bugg teve sua entrada oficial no mundo da música, quando foi escolhido pela BBC  para participar na fase de novos talentos do Festival de Glastonbury. Depois disso ele finalmente fechou um contrato, no caso com a gravadora Mercury Records.


Geralmente o jovem é citado como o novo Bob Dylan, porém, em uma entrevista para o jornal britânico The Daily Telegraph, Bugg afirmou que Bob não é uma de suas influências musicais. 
"Bugg canta com autenticidade, entusiamos e com uma voz ácida abundante [...] Lightning Bolt é uma canção acústica e se eletriza no refrão, lembrando canções de Bob Dylan [...] Trouble Town se inspira fortemente em trabalhos de Johnny Cash, já que as atitudes de Jake Bugg não parecer sem falsar ou pretenciosas" Jess Phelps do jornal americano Daily Siftings Herald.

"Bob Dylan disfarçado de Justin Bieber [...] Algo surpreendente em Bugg é sua seriedade e sinceridade sonora" Jornal espanhol Diario de Ibiza.
Jake Bugg sempre diz que apesar da semelhança com o Bob Dylan, sua maior influência sempre será a banda Rolling Stones. 

 "Certamente foram uma influência. Eles são uma grande banda, com um amplo repertório e definitivamente há algo para tirar disso. Você percebe que eles foram muito influenciados por blues antigo; são uma banda incrível" -Jake Bugg em entrevista ao Absolute Radio.
 Em uma entrevista ao jornal The New Zealand Herald, Jacob foi descrito como um garoto à moda antiga, isso após contar que suas grandes influências são cantores dos anos 60 e 70. Nessa mesma entrevista ele fez questão de citar Elvis Presley, Don McLean e Jimmy Page como seus ídolos. 

Jake incorpora estilos musicais de indie rock, indie folk, blues e country rock, todos que fizeram sucesso no século passado, tudo isso com uma pegada moderna e contagiante. Dizem que o gênero que ele toca é uma mistura eletrizante de folk e britpop. Suas canções, sempre acompanhadas por um violão, receberam criticas boas dos críticos de músicas, além de muitos terem elogiado sua voz anasalada.

Lightning Bolt, uma canção de indie rock, possui várias comparações com as canções de Bob Dylan e ao estilo de cantar.  Broken, outra canção de folk rock, foi considerada a melhor faixa do disco por diversos críticos. 
Chris Roberts da BBC, fez uma crítica bastante positiva ao seu álbum, dizendo que a melhor parte é "quando Bugg amolece e apenas permite que sua voz e o violão afetem abertamente a obra".
Várias de suas letras falam sobre a vida em cidades do interior. Jess Phelps diz que Trouble Town fala do sentimento compartilhado apenas por aqueles que sabem qual é a sensação de se sentir claustrofóbico em um espaço tão grande quanto o de uma cidade. Two Fingers, é como uma despedida de sua vida anterior, fala melancolicamente de tramar nas ruas de Clifton, onde foi criado. 


E ai, o que acharam das músicas do Bugg?

TEXTO POR ANA B. BACCHI, SE FOR COPIAR CREDITE










3 comentários

  1. Realmente muito bom as músicas dele, e sem falar que ele é uma gracinha..rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, sim ele é lindo, apesar da cara de sono haushauhsuahs =3

      Excluir
  2. O Jake é um dos meus cantores favoritos desde o ano passado! Gosto de quase todas as músicas dele, e como você disse várias vezes no post, a voz dele é demais! O que eu acho mais legal é que cada vez mais gente aqui está conhecendo e gostando dele \o/
    Adorei seu blog ^-^

    blog-espelhodigital.blogspot.com

    ResponderExcluir